Projeto Curas é uma plataforma de registros que envolve processos de pesquisa, documentação e construção de acervos afetivos, familiares e artísticos. Os processos de criação são realizado no Sul de Minas Gerais desde 2019 – incluindo cidades como Poços de Caldas, Caldas, Três Pontas, Machado, Guapé, Alfenas, Cabo Verde e seus entornos vizinhos.
O projeto se estrutura a partir de produções artísticas e documentais compartilhadas, que são realizadas partir das memórias e perspectivas pessoais dos envolvidos e envolvidas na concepção de cada iniciativa.
Com base nas experiências espirituais, construímos acervos entrelaçando saúde, fé, devoção e saberes passados de geração a geração.
O Projeto Curas trabalha a partir de uma perspectiva de reconstituição e circulação, expondo experiências e composições sociais que em grande medida não estão representadas nos acervos institucionais da região sul mineira e que são diretamente afetadas por políticas de embranquecimento que não reconhecem a expressão das presenças afro-indígenas no território.
Equipe técnica de produção e edição:
Robson Américo de Paula Santos, Gabriela Acerbi Pereira, Debora Romano, Ana Maria de Paula, Maria Aparecida de Paula Aparecido, Benedito Aparecido e Lucas dos Santos.
Cocriadores e cocriadoras: o Projeto Curas é formado por uma extensa rede de cocriadoras e cocriadores interminentes, que constróem e executam seus projetos a partir das ações e suporte da plataforma. Cada microprojeto ou iniciativa que a povoa apresenta uma equipe específica, que está referenciada em cada ação a partir de seus protagonistas executores e executoras.
Colaboradores e fomento: cada iniciativa da plataforma se sustenta a partir de editais específicos com projetos aprovados. Os recursos e suportes são provenientes de distintas formas de subsídio (públicos e privados), municipais, estaduais ou federais, conforme demandas, ofertas e aprovações em editais.