Curas - Ep. 14/ Natividade Tavares de Sousa

Dona Natividade Tavares de Sousa é poços-caldense, moradora do Bairro Vila Rica e devota de São Benedito. Ela é mãe de Ana Maria e Francisco Antônio e avó de Márcio Rogério.

Ao longo de sua vida, atuou na Irmandade de São Benedito de Poços de Caldas, estando a frente junto da comunidade e da Igreja nas organizações das comemorações para o Santo e dos festejos de devoção. Dona Natividade têm uma longa caminhada de dedicação à São Benedito, sendo uma tradição herdada de seus pais e avós que vinham da região da fazenda nos períodos de Festa para devotar sua fé ao Santo. Seus pais foram Francisco Eugênio Tavares e Ana Maria de Jesus. Ela nasceu na zona rural nos entornos da cidade que estava se formando no dia oito de Setembro de 1929, em uma fazenda onde seus pais e avós já trabalhavam e habitavam. Na fazenda, Dona Natividade frequentou a escola desde criança, onde aprendeu a ler e ter muito gosto pela leitura e pelos livros. Estar em contato com a literatura foi uma das atividades que marcou sua infância e que reverbera até os dias de hoje em sua vida, permitindo que ela dedique-se à esta atividade com muito amor e interesse.

Até hoje Dona Natividade lembra da professora que durante sua infância à apresentou às palavras escritas e que proporcionou um gosto permanente pelos livros e suas histórias.

Dona Natividade mora em sua casa, onde cuida com muito carinho das imagens de seu Santo de devoção, assim como de Nossa Senhora e Santa Ifigênia. No terreno que é próprio da família, onde ela foi morar ainda jovem e onde também construiu sua família, mora também sua filha Ana que ali construiu sua casa. 

Na terra da família, além de morada de amor, há também o cultivo de uma grande horta e árvores frutíferas, cuidadosamente mantida por Ana. Ali é possível encontrar muitos tipos de chás, verduras, frutas, legumes, hortaliças e deliciosos temperos que fazem parte da rotina de alimentação e cuidados da família.

Dona Natividade sempre gosta de enfatizar como São Benedito é um Santo da prosperidade, além de todos os ensinamentos que ele tem à oferecer sobre cuidado com o próximo e fartura. Para Dona Natividade, é o Santo aquele que não deixa faltar e que não desampara as famílias materialmente também, preenchendo os lares com condições melhores de vida. 

 

 

Equipe de Produção:

Natividade Tavares de Sousa e Ana Maria

Gabriela Pereira

Franscislaine Érica